Laboratório do Campus Erechim recebe novos equipamentos e amplia potencial de pesquisas

Um equipamento bastante aguardado pelos pesquisadores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim teve a instalação concluída nesta semana. Trata-se do Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência (Clae). Conforme o coordenador adjunto de Laboratórios, professor Liérson de Castro, a expectativa em torno da instalação do equipamento se deve ao fato de ser um passo importante para a qualificação da Central de Análises do Campus.


De acordo com ele, na Central estarão à disposição dos pesquisadores, professores e estudantes da UFFS que realizam pesquisa, ensino e extensão, uma série de equipamentos que servirão como ferramenta para a “elucidação de compostos”, ou seja, para a identificação dos produtos que integram amostras analisadas. Acoplados ao Cromatógrafo foram instalados o espectrômetro de massas, o fotodiodo, detector por índice de refração e detector por espalhamento de luz.
Conforme o chefe do Departamento de Planejamento e Gestão de Laboratórios, Jônatan Josué Anton, como simplificação, na UFFS, o equipamento é chamado pela sigla LC/MS (Cromatógrafo Líquido acoplado à Espectrômetro de Massas, traduzido do inglês). Ele explica que o equipamento permite a separação de misturas orgânicas com alta sensibilidade, permitindo detectar substâncias em concentrações não detectáveis por outros métodos. “É muito utilizado no controle de qualidade de produtos e processos e também em análises ambientais para estudo de contaminações, como por exemplo, agrotóxicos em meios aquáticos”, explica Anton. Segundo ele, as áreas de pesquisa que mais se beneficiam desse equipamento são a Agronomia, Engenharia Ambiental, Química, Bioquímica, Farmácia e Alimentos.
O tecnólogo em Química do Campus Erechim, Glauber de Lima, acrescenta que o equipamento tem como principais contribuições a precisão (tendo em vista que pode detectar quantidades muito pequenas, traços de compostos) e a confiabilidade (relacionada a possibilidade de reprodução dos testes). Essas duas características fazem com que as análises sejam aceitas, por exemplo, em exigentes processos de acreditação (avaliação e certificação da qualidade), de diversas organizações.



Investimento
Jônatan Anton explica que os recursos para a aquisição do LC/MS são provenientes do orçamento da UFFS, sendo que o investimento total para viabilizar a instalação no Campus Erechim, incluindo acessórios e consumíveis, é de cerca de R$ 600 mil.
Ele conta que foram adquiridos um conjunto de três equipamentos para os campi Cerro Largo, Chapecó, Erechim e Laranjeiras do Sul: cada um receberá o Cromatógrafo Líquido acoplado a Espectrômetro de Massas (LC/MS), já instalado em Cerro Largo e Erechim; Cromatógrafo Gasoso acoplado a Espectrômetro de Massas (GC/MS); e Espectrômetro de Absorção Atômica (AAS).
Também foram adquiridos equipamentos auxiliares e complementares, materiais consumíveis e realizada a adaptação de infraestrutura (construção de rede de gases especiais, adequação no fornecimento de energia elétrica). Com isso o total de investimentos da UFFS com esses equipamentos ultrapassará os R$ 4 milhões. A previsão para a conclusão das instalações é dezembro de 2015.

Fonte: Universidade Federal da Fronteira Sul

Postagens mais visitadas deste blog